sábado, 13 de maio de 2017

Grávidas: Infusões calmantes e diuréticas


.... de cavalinha, urtiga, cranberries, camomila, cidreira, erva-doce, tília, funcho, gengibre, hortelã, folha de laranjeira e de frutos em geral (cascas ou desidratadas) e capim-limão são agradáveis, ajudam a manter o corpo hidratado e não têm contra indicação para grávidas.

※¤※¤※¤※¤※¤※¤※¤※¤※¤※¤※¤※¤※¤※¤※¤※

Se tem dificuldade em beber água em grandes quantidades, ou se não gosta mesmo de beber água (como é o caso de algumas amigas minhas que estão grávidas), pode encontrar algumas alternativas: as infusões e os chás.

Fornecem água e têm prioridades calmantes, digestivas e diuréticas. Chá sim, mas sem batota: não use açúcar.

Dou-lhe algumas opções:

●Chá de boldo, erva-doce, cascas de laranja, cascas de abacaxi – são chás digestivos que favorecem as secreções gástricas e a digestão.

■ Chá de melissa, sementes de maracujá doce, erva-cidreira, camomila, hortelã, alfazema, alecrim – são calmantes. Agem como tranquilizantes naturais e indutores de sono.

● Chá-de-couro, rosa mosqueta, folha de abacate, quebra-pedra, cavalinha, dente-de-leão – estes chás ajudam no funcionamento dos rins, diminuem inchaços e podem ajudar no tratamento da hipertensão arterial.


□ Outra alternativa passa pelas águas aromatizadas.
De uma forma muito simples, a água aromatizada é nada mais, nada menos do que água mineral onde se adicionam frutos ou ervas / especiarias.


■ Uma das minhas preferidas é sem dúvida a seguinte receita: Coloque em 1,5L de água (natural ou fresca), 1 limão grande com casca cortado às rodelas (lave-o bem previamente) e 2 pedaços de gengibre (1,5cm de espessura cada). Este combinado é desintoxicante e termogénica, ajudando a acelerar o nosso metabolismo.

● Outra de que também gosto muito e que pode ficar “reservada” para aqueles dias muito quentes, em que o nosso corpo só nos pede uma bebida bem fresca e agradável, eis a seguinte sugestão: coloque em 1,5L de água (natural ou fresca), 1/2 pepino com casca cortado às rodelas e 10 folhas de hortelã. O pepino é um alimento que hidrata muito o nosso organismo, pelo que é uma ótima opção para os dias mais quentes.

◇MAS ATENÇÃO – uma dica muito importante – estas águas devem repousar no frigorífico durante, no mínimo, 2 horas. De modo a que a água ganhe o sabor dos frutos e das ervas / especiarias que lhe adicionarmos.

Sem comentários: