Onde Comprar?

Onde é que um vegano faz as compras? A base de uma alimentação vegana são os cereais, hortaliças/fruta e leguminosas, pelo que, em termos de alimentação, os veganos encontram muitas opções nos supermercados, nos mercados e nas lojas normais. Contudo, as lojas mais especializadas ainda são essenciais para encontrar determinado tipo de produtos, particularmente produtos de cuidado pessoal e detergentes. Além disso, as lojas mais especializadas costumam ter produtos de melhor qualidade e/ou mais económicos.
Alguns produtos especificamente veganos são algo dispendiosos, mas também têm normalmente uma qualidade superior e maior rendimento. Na maior parte das vezes, até é possível gastar o mesmo dinheiro ou menos, utilizando uma quantidade inferior do produto de cada vez que se usa.

Lojas de Produtos Naturais/Dietéticos

As lojas de produtos naturais/dietéticos existem em quase todas as vilas e cidades de Portugal e têm, normalmente, uma boa oferta de produtos alimentares veganos. Muitas também têm produtos de limpeza e de higiene veganos. No entanto, é preciso ter muita atenção às marcas e às etiquetas, pois estas lojas também vendem muitos produtos com ingredientes de origem animal e testados em animais.
Neste tipo de lojas, é possível encontrar leite de soja, tofu, seitan, queijo vegetal, chouriço de soja e muitos outros produtos a preços mais económicos do que nas grandes superfícies. Se a loja de produtos naturais da zona onde moras não tiver disponível algum produto, podes pedir-lhes que o encomendem (o mais provável é que eles já trabalhem com o fornecedor desse tipo de produtos e não tenham o produto na loja apenas por falta de procura).

Cooperativas e Supermercados de Produtos Biológicos

As cooperativas e os supermercados de produtos biológicos — para além de terem fruta, legumes e cereais biológicos, que são óptimos para uma dieta saudável — costumam ter também alimentos veganos (iogurtes e leites vegetais, por exemplo) e outro tipo de produtos veganos, tais como produtos de limpeza e de higiene pessoal. Se viveres num local onde exista um estabelecimento deste género, não deixes de ir ver a oferta que têm. Por exemplo, na Grande Lisboa tens a Biocoop, o Brio, o Superbio, o Miosótis, o Fusões da Natureza ou o BioSábio; na cidade do Porto, tens a Naturocoop, oIdealBio ou o Biorigem; na cidade de Coimbra, tens o BioEscolha.

Lojas Veganas Online no Reino Unido

O Reino Unido tem uma excelente oferta de produtos veganos e é simples encomendar produtos do Reino Unido (desde que percebas inglês). Para efectuar o pagamento, basta teres um cartão Multibanco e aderires ao MBNetnão precisas de ter cartão de crédito.
  • Green Valley Trading — Aqui podes encontrar suplementos veganos a bons preços, para além de produtos de higiene e cosméticos, entre outros. Pela sua qualidade, recomendamos os suplementos veganos Deva Nutrition.
  • VeganStore — Loja com uma ampla oferta de produtos veganos, desde calçado a cosméticos.
Nota: não é recomendável encomendar produtos de países fora da União Europeia, pois ficas sujeito a pagar elevadas taxas na alfândega.



  • Lojas Online De Produtos Veganos, Ecológicos E Naturais

Esta lista contém lojas virtuais que comercializam produtos naturais e produtos veganos. Se te preocupas em consumir produtos naturais e livres de crueldade, estas lojas são o teu ponto de compras online ideal.
Nelas podes encontrar desde cosméticos, produtos de limpeza, medicamentos, alimentos a vestuário/calçado.


Lojas Portuguesas:


Lojas internacionais (entregam em Portugal):

Ao contrário do que acontece noutros países (como o Reino Unido, por exemplo) onde os produtos naturais e veganos se encontram mais difundidos e portanto mais comercializados, Portugal ainda não apresenta muitas lojas virtuais onde se possam adquirir estes produtos.
Para além destas lojas virtuais, existem outras não virtuais onde podes fazer as tuas compras.Vestuário e calçado vegano (sintéticos e fibras vegetais) são facilmente encontrados em todas as lojas, apenas tens que procurar um pouco e verificar as etiquetas.
Alimentação, cosméticos, produtos de limpeza podes encontrar em lojas de produtos naturais/ ervanárias.

Lojas físicas de produtos naturais e vegetarianos/veganos
Por todo o país, já é possível encontrar lojas com produtos naturais e vegetarianos/veganos. Consulta a lista e descobre as que ficam mais perto de ti. A lista está ordenada por códigos postais, mas basta clicar para ordenar por nome, localidade ou outro campo.


Fontes:
Centro Vegetariano
Muda o Mundo


Sem comentários: