Soja

Mil e um motivos para consumir Soja

Em um estudo feito pela Universidade de Harvad, nos EUA, apontou que a proteína da soja engordaria menos do que a do leite da vaca. Segundo os pesquisadores, a reposta para isso estaria na betaconglicinina, um componente do pão que reduziria o ganho do peso, porém os estudos mostraram que essa idéia ainda está em investigação, é preciso outras evidências a respeito

De acordo com a vigilância sanitária o correto é consumir 25gramas diários de proteína de soja, para isso é preciso ficar atento ao rótulo do produto par saber a quantidade exata que apresenta.
O Consumo da soja não leva gordura saturada e  colesterol na bagagem, também é um grande colaborador na guerrilha contra o câncer, com algumas porções diárias  a soja está envolvida na prevenção de câncer. como o de mama, pulmão, cólon, reto e estômago. Os derivados da soja também protege seus ossos, por serem ricos em cálcio.

GRÃOS – Assim que cozidos, podem ser consumidos de diversas maneiras. Dicas de preparo:  antes e colocá-los de molho, devem receber o choque térmico. Para isso jogue água fervente por cerca de 5 minutos e, depois, coloque-os na água gelada. Isso serve apra retirar a substâncias que interferem n absorção de proteína vegetal.

FARINHA – Produzida a partir do grão torrado e moido, possui boa quantidade de proteínas. Pode substituir parte da porção de farinha de trigo em produtos de panificação, sem alterar característica como gosto e textura.

TOFU – Produzido a partir do extrato do grão, também é chamado de queijo de soja. É rico em proteínas, além de apresentar fosfóro, ferro e vitaminas do complexo B. Não possui gordura saturada nem colesterol.

ÒLEO – Super comum na cozinha do brasileiro, é fonte de ácidos graxos essenciais, ômega 3 e 6. Porém não leva isoflavonas na fórmula. O consumo moderado aliado à dieta com níveis controlados de gorduras, é benéfico sim!


LEITE (EXTRATO) – Ainda que batizado de leite, trata-se do líquido originado do cozimento dos grãos em água e trituração. Possui baixo teor de gordura e é isento à lactose ( áçucar do leite).

MISSÔ – Condimento fermentado fabricado com grãos de soja, abundante em proteína e aminoácidos essenciais. E o melhor: vem recheado de isoflavonas, fitohormônios relacionados ao alívio dos sintomas da menopausa.

SHOYU – Conhecido entre sushis, é produzido pela fermentação natural da soja, mas deve ser degustado com moderação, pois é lotado de sódio – 5700 milagramas / 100 gramas.

LECITINA - Obtida por técnicas de processamento, é um suplemento alimentar abastecido de fosfolipídeos que favorece o funcionamento as células  nervosas e a memória.


PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA (Proteína Vegetal Texturizada) - É o grão de soja processado para ficar em formato de carne moída e picada.Resulta em um alimento pré-cozido e desengordurado rico em proteínas, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Substituem a carne em molhos, almôndegas, recheios e outros.

FARELO  – É o resíduo do processo de produção de òleo. Possui alto teor de proteína, em torno de 40%

Hoje em dia existem vários produtos de soja nas prateleiras do mercado. Estes citados acima são apenas alguns, que com certeza traz grandes benefícios à saúde. Mas podemos encontrar Hamburguer, barrinha de cereal, docê de leite, extrato de soja integral, macarrão, biscoitos, chá verde, estrogonofe vegetal, iogurte, empanados, pão de fôrma e suplementos.

Fonte: Fabiana Alves



A soja como fonte de proteínas
As proteínas são constituídas por aminoácidos. Existem 24 aminoácidos mas apenas oito são indispensáveis ou essenciais, pois o organismo não os pode sintetizar. Uma proteína é considerada de “grande valor biológico” quando é constituída pelos aminoácidos essenciais em proporção adequada e equilibrada. De uma maneira geral são as proteínas de origem animal (ovos, queijo, leite, carne, peixe) que têm o valor biológico mais elevado. As proteínas da soja têm uma importância próxima das do leite quanto à composição em aminoácidos essenciais.
No início deste século considerou-se 100 g de proteínas como a dose diária ideal. Os estudos de nutrição mais actuais aconselham apenas 0,57 g por dia, o que resultará para um indivíduo de 70 kg numa ração de proteínas no valor de 39,9 g.

Necessidades de aminoácidos essenciais
Aminoácidos   
Homens
(mg/dia)
Mulheres
(mg/dia)
Valor por adulto
em mg/kg (por dia)
Triptofano
    250     
168
3,5
Fenilalanina
1100
700
14
Lisina
800
545
12
Treonina
500
375
7
Metionina e
Cistina
1100
700
13
Leucina           
1100
730
14
Isoleucina
700
550
10
Valina
800
622
10

(1973 – Comité misto FAO / O.M.S.)  
A maioria dos alimentos de origem vegetal (soja, legumes secos, sêmolas, massas) contém menores quantidades de proteínas: 7% a 16% nos cereais, 1% nos legumes e fruta. Todos eles são deficientes em lisina o que não acontece com a soja que contém uma grande quantidade , o que a torna o complemento ideal para a alimentação vegetariana.
Texto extraído do livro "A Soja - receitas para uma alimentação saudável"

A Soja, um alimento saudável
Os grandes desequilíbrios alimentares que o mundo atravessa mostra-nos que as proteínas vegetais têm um grande futuro na nossa civilização. Desde 1072 que várias Universidades se dedicam ao estudo das propriedades da soja no bem-estar e saúde humanos:

•Prevenção da aterosclerose;
•Redução do colesterol;
•Diminuição dos triglicéridos;
•Melhoria do trânsito intestinal;
•Eliminação de certas alergias (lactose, por exemplo);
•Equilíbrio das funções hepáticas;
•Redução do risco de cancro.


Soja - Proteína vegetal para o colesterol
O que é?

Usada há cinco mil anos pelos chineses, a soja é rica em esteróis vegetais (que ajudam a reduzir os níveis de colesterol), sendo ainda constituída por ácidos gordos e proteína, dois outros compostos com acção semelhante ao dos fitosteróis. As isoflavonas da soja, por sua vez parecem ajudar a prevenir a perda de minerais dos ossos, evitando assim a osteoporose. Por ser também rica em ácidos gordos polinsaturados e pobre em saturados, é considerada um alimento saudável.

As diferentes faces da soja

Alternativa ao leite de vaca, o “leite” de soja pode também ser usado na confecção de molhos e pastas. A gordura que possui, embora em menos quantidade, ajuda a regular os níveis de colesterol, além de estar isento de lactose – açúcar do leite que promove intolerância digestiva. Na presença de eventuais problemas digestivos perante um consumo regular, aconselha-se a fervê-lo com alga Kombu. Shoyu e tamari são molhos de soja oriundos do seu feijão e utilizam-se em temperos, nomeadamente para vegetais, sendo necessário regular o seu consumo devido ao teor de sal. O segundo é mais forte e feio sem trigo. A soja está ainda disponível no mercado sob a forma de rebentos.

Tofu, uma fonte vegetal de proteína, conhecido como queijo de soja, é feito a partir dos seus grãos, resultando da além de um alto teor proteico, contém cálcio, ferro e vitaminas.

O tofu é fabricado pela coagulação do sumo de soja obtido a partir do feijão de soja.
Tem o aspecto de um queijo e vende-se em barras de sabor neutro ou misturado a várias preparações alimentares, já à venda no mercado.
É um dos alimentos mais importantes na alimentação chinesa e japonesa, substituindo correntemente o peixe e a carne.
Nestes países encontra-se à venda por toda a parte, e existe a tradição de ser distribuído ao domicílio diariamente, como o pão e o leite na civilização ocidental.
Pouco calórico, rico em ferro e ácidos gordos insaturados, é um alimento agradável e de fácil digestão, o que lhe permite ser incluído nas mais diversas dietas ou regimes alimentares.
Frio em saladas ou em preparações culinárias mais elaboradas, é um óptimo aliado da cozinha vegetariana.

Considerado pelos japoneses um presente dos deuses para a humanidade, o Miso (pasta de rebentos de soja, produzido a partir do feijão de soja e sal fermentados com cevada ou arroz), é essencialmente utilizado como base para sopas (a conhecida sopa de miso japonesa) e molhos, bastando adicionar-se uma colher de chá de água a ferver. Mas também em pratos de vegetais e massas. Rico em vitaminas, minerais e alto teor proteico, contém enzimas que ajudam a digestão.

À pasta oriunda da indonésia feita á base de feijões de soja fermentados, rica em proteínas, vitamina B12 e de fácil digestão dá-se o nome Tempeh. Marinado e grelhado são opções para confeccioná-lo. Quanto ao óleo de soja, apresenta-se geralmente como uma opção aos restantes óleos, pelo seu alto teor em gorduras polinsaturadas.

Vantagens ao consumir soja

-Alimentos e bebidas ricas em proteína de soja podem reduzir o risco de cancro de mama até 22% (International Journal of Câncer Prevention, Abril 2005)
- Ajuda a regular os níveis do colesterol no sangue (FDA recomenda um consumo mínimo de 25g de proteína de soja por dia, o que pode ser obtido através de cerca de dois copos de bebida de soja)
- Tem um forte poder antioxidante – doentes cardiovasculares apresentaram níveis mais baixos de colesterol oxidado depois de consumirem durante seis meses uma bebida de soja por dia (journal nutrition, 95)
- O consumo de alimentos ricos em soja (leite de soja), hambúrgueres e algumas sobremesas impedem a progressão de células cancerígenas pelo corpo (Health and Age, 2004)
- Afrontamentos durante o período da menopausa são menores em mulheres que consomem isoflavonas da soja (Consensus Opinion on isoflavones and Menopausal Health, 2000)
- A população que mais consome soja é também aquela que é considerada a mais saudável e com maiores níveis de longevidade, a de Okinawa, Japão.

Fique a saber:

Uma salsicha de soja tem 6g de proteína, um hambúrguer de soja contém 12g de proteína


100g de tofu tem 13g de proteína de soja e uma barra de proteína de soja corresponde a 14g de proteína.


Conheça os mitos sobre o consumo de soja e seus reais benefícios para a saúde! 
Ler mais»»»